sexta-feira, 20 de abril de 2012

O I ECELENA/I EGPLEC TERMINARAM ONTEM...


Acabaram ontem o I ECELENA/I EGPLEC. 4 dias intensos, longos e muito proveitosos. Nossos Conferencistas e Palestrantes nos levaram a um mergulho profundo e, às vezes, amendrontador, no mundo da LEITURA.

Aprendemos sobre a multi/inter/transdisciplinaridade, com a querida Dra. Maximina Maria Freire; sobre as fronteiras da leitura entre a linguistica e a literatura, com a Dra. Dilcélia Almeida Sampaio;sobre a obra de Mia Couto e suas destinações empíricas, com o Dr. Flávio Garcia; sobre a oralidade e a formação de leitores, com a Dra. Edil Silva Costa; sobre a leitura de mundo pelo estudo das Ciências, com o MSc. Elizeu Cruz; sobre as relações entre Direito, Cidadania e Leitura, com o Dr. Paulo Cezar Martins; sobre a importância da relação entre literatura e cultura na formação de leitores, com o Dr. Aleílton Fonseca.

Aprendemos sobre a importância da leitura literária para nossa sensibilização, humanização, para nos abrir os olhos e o coração em direção aos muitos textos do mundo, com nossa mestra maior, nosso modelo de pessoa e de pesquisadora, a Dra. Eliana Yunes.

Discutimos a formação de leitores em língua inglesa, com Rochele, Lucélia, Nigel, Diógenes, Eliana; as imagens e a leitura, com Angélica, Lysie e Patrícia; as importantes relações entre história, memória, literatura e cultura na formação de leitores, com Luciana. Zélia, Adeítalo, Rosana, Esmeralda, Idmar; o livro didático na formação de leitores, com Oton, Aparecida, Patrícia; o lúdico, o imaginário e a literatura infantil e juvenil, com Luciete, Mara, Isamary, Nadja, Eduardo; as mídias, suportes e tecnologias com Nelson, Antonio Carlos e Iranice; as relações entre Curriculo, Escola e Formação de leitores, com Heldina, Marilde, Gildenor, Iranice; as muitas diversidades e a formação de leitores, com Tupi e Gildeci.
Debatemos estratégias de formação do leitor com estudantes e professores, como Giordanio, Drielly, Adilson, Michele, Carla, Josy, Ray, Joselino, Tamyres, Marlene, Tupi, Luciete, Patrícia, Aparecida, Dilcélia, Iranice.

Rimos e choramos junt@s com os depoimentos de Malu, Adenir, Célia e Marlene, no "Era uma vez, sem fantasia..." - momento inesquecível.

Visitamos a belíssima exposição da Biblioteca Móvel da Casa Anísio Teixeira, guiada por seus membros, com a participação fundamental de nossa parceira, colega e amiga, Mara.

Visitamos o stand de livros da EDUNEB e pudemos comprá-los a preços promocionais. Pudemos comprar os últimos lançamentos de Nadja Nunes, Marco Haurélio, Aleílton Fonseca, Adeítalo Manoel Pinho, Rosana Patrício e ganhar seus autógrafos.
Aprendemos com D. Tonha, da Associação de Mulheres de Riacho de Santana e com Malu, do Ponto de Leitura de Riacho de Santana. Conhecemos a Dança da Jibóia e a D. Mariquinha, com o grupo de Riacho de Santana e rimos a valer com Luciete dançando com a jibóia.

Ouvimos as comunicações de nossos estudantes e suas apresentações de pôsteres, verificando que temos feito um belo trabalho de iniciação à pesquisa na UNEB.

Inauguramos nossos Laboratórios, com uma atividade de Leitura no LALE, Laboratório de Leitura Monsenhor Antonio Raimundo dos Anjos.

Deliciamo-nos com as apresentações de suas obras literárias, feitas por Marco Haurélio, Nadja Nunes e Aleiton Fonseca.

Entregamos, numa belíssima cerimônia, os prêmios doados pela ELETROSOM CAETITÉ, EDUNEB, PROGRAD, aos VENCEDORES DO I CONCURSO LITERÁRIO NADJA NUNES.

Sorteamos, todas as noites, brindes doados pela BEM FLORIR CAETITÉ e DVD's doados pela INB e ontem sorteamos também livros doados por Adeítalo, Aleílton, Rosana, Idmar e Patrícia.

Recebemos a doação de uma caixa de livros da EDUNEB e vários exemplares de obras de Aleílton, Adeítalo e Rosana, para começarmos nossa biblioteca do LALE (Laboratório de Leitura Monsenhor Antonio Raimundo dos Anjos).

Tudo isso aconteceu graças à boa vontade, competência e generosidade de nossos convidados. E, claro, ao trabalho árduo, mas educado, cuidado e generoso, também, de nossos MONITORES (PARABÉNS A VOCÊS PELA DEDICAÇÃO E PELA EXCELÊNCIA DE SEU TRABALHO), de MARCO, GILMARA, ROGÉRIO, ROCHELE, GINALDO, ZÉLIA, LUCIETE, ROZÂNIA, LUCÉLIA, ELIANA, TUPI, PATRÍCIA, ZÉ DIAS, ROBERTO, CONCEIÇÃO, LEO, ADÃO.

Todo o esforço valeu a pena. Nós nos conhecemos, enveredamos com mais segurança pelos caminhos da Leitura e da Formação de Leitores, choramos, rimos, dançamos, comemos, LEMOS....

OBRIGADA A TOD@S!

A COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DO I ECELENA/IEGPLEC agradece o respeito, a colaboração, a participação de tod@s e espera vê-los em 2013, outra vez, no Encontro da Cátedra UNESCO de Leitura, que, se Deus quiser, será aqui, no DCH VI, CAETITÉ, e terá como tema "LEITURA, HISTÓRIA E FÉ".

Que Deus e a Senhora Sant' Ana nos abençoem a tod@s e nos ajudem a formar leitores sempre.

Em breve, postaremos informações sobre as publicações.

Abraços fraternos!
A Coordenação

Nenhum comentário:

Postar um comentário